sábado, 19 de março de 2011

JOGO ABERTO - APOIOS DE CABEÇA COMO OPCIONAL?

Desde 01 de janeiro de 1999 é lei no Brasil o apoio de cabeça traseiro de série em todos os veículos produzidos desde aquele dia, de acordo com a resolução 014/98.

O mais engraçado é que algumas montadoras simplesmente não colocam esse importante item de segurança em alguns de seus automóveis mais vendidos.Esse é o caso do Volkswagen Gol G4 e Parati, Renault Clio, Fiat Siena Fire, Palio Fire Economy e Mille Economy. Engraçado, não?

Citarei primeiro a VW Parati, Renault e os Fiat, deixando o Gol G4 por último, já que é um caso diferenciado.

Os carros da italiana e da francesa e a SW alemã oferecem esse item obrigatório como opcional (!). Más não vá pensando que eles são opcionais livres, são encontrados somente em pacotes de opcionais.


Depois de citar os italianos e o francês, chegou a hora de falar do alemão. A Volkswagen não oferece nem como opcional para o Gol G4 os apoios de cabeça traseiros! Lembrando que eles estão entre os mais vendidos do Brasil.

Creio que o govero não deve saber muito bem isso, pois um cheque bem polpudo atrapalhado o conhecimento deles.

Depois o brasileiro fala que não é burro. Doce ilusão... Compra carro, paga caro e ainda se sente feliz por não receber um item obrigatório, descrito em lei. Acorda Brasil!

Confira abaixo o artigo da resolução 014/98 do Governo Federal:

"
Art. 6º. Os veículos automotores produzidos a partir de 1º de janeiro de 1999, deverão ser dotados dos seguintes equipamentos obrigatórios:

I - espelhos retrovisores externos, em ambos os lados;

II - registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo, para os veículos de carga, com peso bruto total superior a 4536 kg;

III - encosto de cabeça, em todos os assentos dos automóveis, exceto nos assentos centrais;

IV - cinto de segurança graduável e de três pontos em todos os assentos dos automóveis. Nos assentos centrais, o cinto poderá ser do tipo sub-abdominal; "

Nenhum comentário:

Postar um comentário