Importado do México, o lançamento passa a ser vendido pouco mais de um ano após a vinda da carroceria sedã. Também identificado pela linguagem Kinetic, o hatch se diferencia do sedã por incorporar um pouco mais de esportividade em suas linhas. Exemplos disso são a dianteira sem as barras cromadas e a traseira com spoiler. Na cabine, o acabamento segue a mesma receita do três-volumes: desenho futurista, botões bem localizados, mas com uso excessivo de plástico no painel e nas portas, mesmo na versão topo de linha.
Desde a configuração básica, o New Fiesta é equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3, computador de bordo e alarme. A opção intermediária e topo de linha recebem, além de equipamentos de segurança (airbag e freios ABS com controle de estabilidade) e revestimento de couro, a tecnologia multimídia Sync da Microsoft, que possibilita interação entre motorista, celular e sistemas de áudio.
Conjunto mecânico demonstra sintonia
Feitos na fábrica da Ford em Taubaté (SP), o câmbio manual de cinco velocidades e o motor Sigma 1.6 16V de 110 cv (g) e 115 cv (a) mostraram intimidade durante o teste drive em trecho urbano e rodoviário. Com força máxima de 15,8 mkgf (g) e 16,2 mkgf (a) a 4.250 giros, o conjunto não demonstrou preguiça nas saídas nem nas retomadas de velocidade; a uma velocidade média de 100 km/h, o conta-giros estacionou nas 4.000 rotações, sem exigir muito esforço do motor. No trânsito, o engate preciso do câmbio facilita as reduções de velocidade.
De acordo com dados fornecidos pela Ford, o consumo misto (cidade/estrada) do modelo chega a 12,1 Km/l (g) e 8,2 Km/l (a). O reservatório de combustível carrega, no entanto, apenas 47 litros. A velocidade máxima, com os dois combustíveis é de 190 km/h; a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 12,1 s (g) e 11,7 s (a).
Interior segue mesmo padrão do sedã
Atraente por fora, mas simples por dentro. O New Fiesta hatch acompanha o padrão da carroceria sedã: existe harmonia entre dianteira, lateral e traseira na parte de fora, mas o uso excessivo de plástico e o contraste entre modernidade e simplicidade no painel decepcionam.
O plástico do tipo rígido é utilizado tanto no painel como na parte interna das portas. O desenho dos comandos do rádio agradam; logo abaixo, no entanto, a solução encontrada para o ar-condicionado parece de modelos de categoria inferior.
O hatch leva quatro passageiros. Na parte de trâs, quem tem até 1,65 m de altura consegue acomodar as pernas com conforto, mesmo com o banco do motorista ou passageiro todo para trás. No porta-malas, vão 290 litros de bagagem.
O sistema multimídia disponível no Fusion e no Edge ganharam versão em português no Fiesta. Desenvolvido pela Microsoft, o Sync permite falar e mandar mensagens pelo celular por meio de comandos de voz. Da mesma forma, o passageiro pode procurar ou selecionar músicas.
Posicionamento no mercado - a Ford espera vender entre 2.000 e 2.500 unidades por mês do modelo, que chega para concorrer diretamente com Fiat Punto e Volkswagen Polo. O líder neste segmento no entanto, é o Citroën C3, com uma média de 3.700 unidades vendidas no acumulado deste ano.
Veja também: Avaliação: New Fiesta Hatch
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