A Audi anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 10 de outubro, a chegada do Novo Audi RS3 ao mercado brasileiro. A versão superesportiva do A3, que tem motor de 340 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/hora em apenas 4,6 segundos, será comercializada no Brasil ao preço de R$ 298 mil.
O Audi RS3 Sportback traz debaixo do um potente motor de 2,5 litros turbo de cinco cilindros que produz 340 cv de potência e 46 kgfm de torque disponíveis a impressionantes 1600 rpm. Este propulsor foi eleito recententemente na Europa como o “Motor do Ano” por um juri formado por jornalistas automotivos. O esportivo também conta com transmissão S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, tração permanente quattro, rodas de 19 polegadas e parachoques de fibra de carbono com plástico reforçado (carbon-fiber‑reinforced plastic – CFRP).
Este conjunto mecânico permita ao RS3 acelerar de 0 a 100 km/hora em apenas 4,6 segundos enquanto a velocidade máxima de 250 km/hora é limitada eletronicamente. Mesmo com todo este desempenho e pesando 1.575 kg, a Audi informa que o RS3 tem consumo médio de 11 km por litro de combustível e emite 212 g de CO2 por km. Essa eficiência deve-se, em parte, ao funcionamento da bomba de óleo sob demanda e ao sistema regenerativo que recupera energia quando o carro desacelera (KERS).
Para contribuir na estabilidade do esportivo, a suspensão traseira é do tipo four-link, com curso de 1.528 milímetros, e ancorada em um subchassi que tem a habilidade especial para lidar com as forças longitudinais e laterais separadamente. Na dianteira, a suspensão McPherson, também com um subchassi separado, teve o curso ampliado para 1.564 milímetros.
A suspensão esportiva rebaixa o chassis do Audi RS 3 Sportback em 25 milímetros, em comparação ao Audi A3 Sportback. Para garantir a esportividade, o modelo top de linha tem, de série, rodas de alumínio de 19 polegadas e pneus 235/35 (na dianteira) e 225/35 (na traseira). As rodas vêm com polimento e acabamento em titânio, mas há a opção de acabamento preto com detalhes em vermelho.
O sistema de freio vem com discos internamente ventilados com 370 milímetros de diâmetro, na dianteira, e 310 mm, na traseira. Os anéis de fricção dianteiros são perfurados para máxima dissipação de calor, as pinças em alto brilho e ostentam logotipos RS. O Sistema Eletrônico de Estabilização (ESP) oferece um modo Sport e pode ser desligado por completo.
O modelo top de linha da família A3 vem equipado com faróis de xenon plus, spoiler dianteiro além da grade frontal com desenho diferenciado. Na lateral, o RS3 dispõe de para-lamas dianteiros feitos em fibra de carbono com plástico reforçado (CFRP), retrovisores com acabamento em alumínio fosco e um spoiler de grandes dimensões. Um difusor preto brilhante e duas ponteiras de escape elípticas à esquerda acentuam o estilo esportivo na traseira. Os logotipos RS 3 enfeitam a grade dianteira e a tampa do porta-malas.
Na parte interna veículo, o acabamento é totalmente negro. Os bancos dianteiros são esportivos e o volante multifuncional de base plana é revestido com couro e tem acabamentos em alumínio. No quadro de instrumentos, o sistema de informação do condutor pode exibir a pressão do turbo e a temperatura do óleo, assim como um contador de voltas com cronômetro para o caso de utilização do veículo numa pista de corrida.
Os equipamentos de série do Audi RS 3 Sportback incluem sistema de estacionamento traseiro, controle de temperatura, sistema de som Bose e faróis em xenon plus com luzes diurnas em LED.
Segundo a Audi, de agora até meados de 2012, o mercado brasileiro irá receber 20 unidades do RS3 Sportback.
Nenhum comentário:
Postar um comentário