sábado, 14 de maio de 2011

PERSA TESTA - FIAT PUNTO ATTRACTIVE 1.4

Como procuramos sempre estar atualizando nosso blog, criamos a sessão de testes do PerSa Autos e como estreante testamos um Fiat Punto Attractive 1.4 Fire. Esperamos que gostem. Boa Leitura!

O Punto que avaliamos é uma unidade 2010/2011 na cor Cinza Scandium e com todos os opcionais, menos a roda em liga leve, ou seja, CD player embutido no painel, retrovisores elétricos, chave canivete com telecomando, para-brisa degradê, regulagem de altura e profundidade do volante, acabamento do painel central na cor prata, ar condicionado e os tão importantes airbag duplo e freios ABS, além dos faróis de neblina, tapetes e protetor de cárter (esses últimos acessórios, que juntos somam em média R$1.100). O valor do carro avaliado é R$45.264 (sem os acessórios).

EQUIPAMENTOS

O Fiat Punto Attractive vem de fábrica com vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, direção hidráulica, lavador e limpador do vidro elétrico do vidro traseiro, break light, comando interno de abertura do porta-malas e do tanque de combustível, conta-giros, maçanetas na cor do veículo, espelho no pára-sol do motorista e do passageiro, porta-óculos no teto, rodas de 15 polegadas, computador de bordo, follow me home, Fiat Code 2ª geração, check de luzes e portas, revestimento externo das colunas e vidros verdes.

OPCIONAIS

O Punto tem os seguintes opcionais:

. predisposição para rádio, R$ 295
. kit evolution 1 (chave canivete com telecomando e retrovisores elétricos), R$414
. kit evolution 2 (kit evolution 1 + rodas em liga leve 6.0x15" + pneus 195/60 15"), R$1.157
. kit comfort (ar condicionado, para-brisa degradê, volante com regulagem de altura e profundidade e acabamento do painel em prata), R$1.231
. kit comfort 2 (kit comfort + CD player MP3 com RDS integrado ao painel), R$1.638
. HSD (airbag duplo e freios ABS), R$2.547
. desembaçador com ar quente, R$343

Com uma boa análise de preços é possível perceber um grande-custo benefício de alguns opcionais do Fiat, por exemplo o kit comfort 2, que por R$1.638 de dá o tão querido ar condicionado, que é um opcional obrigatório nesta faixa de carro, um sem este equipamento é mico na certa, a regulagem de altura e profundidade do volante, ajudando o motorista encontrar a melhor posição para dirigir, além do rádio integrado ao painel, promovendo assim mais segurança e três detalhes interessantes. O primeiro é que com o MP3 player embutido, as informações das rádios e dos CD's são mostradas no painel de instrumentos, o painel de instrumentos ganha uma tela maior e mais bonita que a "original" e o último detalhe, creio que o melhor, a diferença do kit comfort 1 para o kit comfort 2 é de apenas R$400, ou seja, maior benefício, pois o consumidor terá um equipamento original por um menor preço que um equipamento que não seja integrado ao painel, juntamente com a preparação para o som (R$295).

Outro bom equipamento é o kit evolution 1, que te entrega chave canivete com abertura e fechamento remoto das portas e vidros dianteiros por apenas R$414.

No carro equipado com o kit HSD, airbag duplo e freios ABS, o volante ganha revestimento em couro.

ACABAMENTO

"Quando a esmola é muita, o santo desconfia.". Esse ditado popular não pode ser aplicado ( inteiramente ) ao Fiat Punto, já que seu acabamento é bom para seu nível de preço, existindo poucas irregularidades no arremate das peças, como a tampa do porta-luvas desalinhada ou parte da costura do material usado para cobrir parte da alavanca do freio de mão.

Em linhas gerais, o Fiat tem um bom acabamento, más não pense que ela quer o melhor para seus clientes (aliás, nenhuma montadora quer muito o bem de seu cliente, ela quer mesmo gerar gordos lucros), isso é simplesmente para reduzir o custo de produção de novas peças com o mesmo formato, mesma utilização para as outras sete versões do Punto.

MOTOR

É muito fácil falar do motor da versão Attactive do Fiat, pode ser resumido em um único adjetivo, fraco. O 1.4 Fire 8 válvulas oferece uma boa média de consumo, pois o carro avaliado tinha 1.700 km marcados no hodômetro e já estava fazendo em média 10km/l de gasolina, que no caso era o combústivel que estava no tanque de 60 litros. Lembrando que é um motor com muito pouco uso, ainda "amarrado", consumindo mais que o normal (normal=quilometragem um pouco mais avançada). Bom consumo, porém com pouco torque. Se o pretendente do Punto for uma pessoa que não tenha tanta pressa, a versão recomendada é a Attractive, caso contrário, coloque mais R$4.950 no cheque e leve a versão Essence 1.6 16 válvulas, que já vem com o ar condicionado e os faróis de neblina.

ESTILO

Até um tempo atrás a Fiat do Brasil oferecia o mesmo Punto vendido na Europa, já que no meio do ano passado ele foi atualizado no velho continente, virando o Punto EVO. Porém nosso Punto não ficará assim por muito tempo, pois a Fiat planeja lançar em 2011 o Punto EVO, nos igualando mais uma vez com o mercado europeu.

Mesmo com o visual um tanto quanto gasto, o Punto ainda é muito bonito, chamando atenção de alguns. Seu desenho provém das mãos de Giorgetto Giugiaro, que é nada mais que um grande projetista com um histórico de intimidar qualquer mortal. E tem mais um detalhe interessante, a Fiat faz questão de mostrar que seu compacto foi desenhado pelo Giugiaro, colocando um pequeno adesivo azul com a inscrição "Design Giugiaro" na lateral das portas traseiras.

SEGURANÇA

O Punto vem de série com o Fiat Code da segunda geração, que é um sistema que procura dificultar o roubo do automóvel, más como todos sabem, isso não impede nenhum ladrão de roubar o carro, já que conhece as falhas do sistema. Ele também oferece uma coisa que vicou característica da Fiat. Desde de seu mais novo compacto, ela oferece como opcional em alguns modelos e de série em outros o terceiro encosto de cabeça, porém fica devendo na falta do cinto de 3 pontos para o passageiro do meio.

A Fiat oferece o kit HSD composto por duplo airbag e freios ABS por salgados R$2.547, porém um item essencial em qualquer carro.




FICHA TÉCNICA

gasolina
Velocidade máxima162 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h13,8 segundos
Consumo urbano12,9 km/l
Consumo rodoviário16,8 km/l
etanol
Velocidade máxima163 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h13,6 segundos
Consumo urbano9,1 km/l
Consumo rodoviário12,4 km/l
Motor
Posiçãodianteiro, transversal
Cilindros4 em linha
Cilindrada1368 cm3
Comando
fixo, SOHC 8V
Taxa de compressão10,35:1
gasolina
Potência80 cv a 5500 rpm
Torque12,2 kgfm a 2250 rpm
etanol
Potência81 cv a 5500 rpm
Torque12,4 kgfm a 2250 rpm
Transmissão
Tipo
manual de 5 marchas
4,273
2,238
1,444
1,029
0,838
3,909
Diferencial
4,4
Carroceria
Direção
Diâmetro de giro10,9 m
Eixo dianteiro
Suspensãoindependente, McPherson
Freiosdisco ventilado
Rodas
Aro 15 polegadas
PneusPirelli 195/60 R15
Eixo traseiro
Suspensãosemi-independente, eixo de torção
Freiostambor
RodasAro 15 polegadas
Pneus
Pirelli 195/60 R15
Capacidades
Peso em ordem de marcha1101 kg
Carga útil400 kg
Tanque de combustível60 litros
Porta-malas280 litros
Dimensões
Externas
Comprimento4,03 m
Largura1,687 m
Altura1,505 m
Entre eixos2,51 m
Bitola dianteira1,471 m
Bitola traseira1,467 m

CONCORRENTES


VEREDICTO

ACABAMENTO8
DESEMPENHO6
CONSUMO8
EQUIPAMENTOS7
SEGURANÇA7
PORTA-MALAS5
ESPAÇO INTERNO7
DESENHO8
ATUALIDADE DO PROJETO9
CUSTO-BENEFÍCIO8
TOTAL7,3

O Fiat Punto ainda impressiona pelo acabamento, atualidade do projeto e pelo desenho, porém fica devendo em espaço interno e porta-malas, que é menor que o do seu irmão menor Palio. Mesmo assim, um carro muito interessante de se ter na garagem. A garantia oferecida pela Fiat é de um ano, sem limite de quilometragem e a rede de concessionárias conta com 549 pontos espalhados por todo o território nacional.

ESCRITO POR: MPS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário