sábado, 2 de abril de 2011

"O Dono Fala" - Fiesta Sedan 1.6 2009


“O Dono Fala” é uma área utilizada para os donos de automóveis mandarem seus relatos e experiências com seu meio de transporte. O primeiro carro a ser comentado será o Fiesta Sedan Pulse 1.6 2009.
Esperamos que gostem. Boa leitura!
MARCA: Ford
MODELO: Fiesta Sedan
VERSÃO: Class/Pulse
ANO/MODELO: 2009/2009
MOTOR: 1.6 8v FLEX
QUILOMETRAGEM: 18.000
TEMPO DE USO: 1 ano e 11 meses
NOTA: 7,5

“Olá!
Moro no interior de São Paulo e adquirimos um Fiesta Sedan no dia 1º de maio de 2009, ou seja, ainda 2009/2009 (o 09/10 foi lançado duas semanas após a compra do carro). Ele foi adquirido e retirado na concessionária Ford da minha cidade.
Em suma, rodamos muito pouco com ele, em média 8km/dia, más trata-se de um carro relativamente confortável para viagens de curta duração, já que seu espaço interno é maior que de seus concorrentes, exceto o Renault Logan.
A decisão de comprar um Fiesta já de longa data, já que minha mãe, a que mais dirige o carro, sempre gostou do desenho traseiro do sedã da Ford e também por certa “culpa” do carro anterior, uma Meriva Joy 2005/2006, que com um ano de uso (também adquirida em 1º de maio, porém de 2008) apresentou vários problemas, obrigando a troca da mesma, pois andamos quase sempre com pelo menos quatro ocupantes durante semana.
Passar de uma Meriva, que é referência em torque (1.8) e espaço em sua categoria, não foi fácil, más já estamos muito bem acostumados com o Fiesta. Seu porta-malas é bem maior que a da minivan e com um detalhe que é muito apreciado em sedãs, as dobradiças pantográficas, evitando o roubo de espaço no porta-malas.
Em questão de preço, o Fiesta foi sem sombra de dúvidas o melhor dos concorrentes, pois pagamos R$40.000 pela versão Class/Pulse (Class: ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, direção hidráulica, travamentos das portas e abertura do porta-malas remotos e abertura interna elétrica do porta-malas / Pulse: maçanetas, régua do porta-malas, retrovisores, barras de proteção na cor da carroceria, acabamento diferenciado no tom prata para a cabine, calotas exclusivas de 14’’, duas luzes de leituras dianteiras, duas luzes de salão (dianteira e traseira), porta-garrafas (até 1,5 litro) entre os bancos dianteiros, porta-revista no encosto do banco do passageiro e painel com fundo branco).
O carro veio com um controle de travamento das portas, porém pedimos outro, juntamente com o alarme “original” Ford e o protetor de cárter “original” na primeira revisão.
O acabamento do Fiesta está abaixo da qualidade oferecida pelos concorrentes, más por R$40.000 está de bom tamanho. Já nos primeiros dias o acabamento entre o banco traseiro e a porta esquerda se soltou, mandamos para a garantia e o problema foi “resolvido”, dois dias depois estava solto e nunca mais conseguiram arrumar. A peça solta causa um barulho irritante durante períodos um pouco mais longos com o carro.
Além do acabamento traseiro, o acabamento de carpete do passageiro dianteiro se soltou, ficando um pedaço de pano levantado.
O volante é de causar medo, já que é muito pobre e exagera na quantidade de rebarbas aparentes. É o mesmo usado na EcoSport e em toda a família Fiesta que usam os motores Rocam.
O isolamento acústico também não é dos melhores e quem não esta acostumado com o carro sempre procura se alguma janela está aberta quando todas estão fechadas, pois um barulho do atrito do pneu com o asfalto invade impetuosamente a cabine.
Falando em pneu, ele é muito fino para o tamanho do carro e suas rodas muito pequenas para as caixas de rodas, parecendo que são de 13” quando na verdade são de 14”. A Ford poderia oferecer uma roda maior ou diminuir a caixa de roda.
Em menos de dois anos de uso tivemos que trocar o disco de freio e já estamos para trocar outra vez (!), além disso a suspensão dianteira faz um barulho estranho de vez em quando, de ferro raspando com ferro.
Más não temos muita reclamação do Ford, pelo claro custo-benefício.”

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