O Passat 2012 acaba de ser apresentado no Brasil nas versões sedã e Variant. Mudanças no visual o deixaram com a cara do irmão Jetta, seguindo o padrão de desing da Volks. Pena que cada vez mais os modelos da alemã estão perdendo identidade própria. Os preços ainda não foram divulgados, mas certamente serão superiores à versão Highline do Jetta – e o Novo Passat faz por merecê-los.
Ainda que traga um design comportado, ele está mais imponente que a versão anterior. As referências visuais remetem mais ao Phaeton que ao Jetta, o que é bom. Na frente, além da grade com frisos cromados e do novo para-choque, há faróis com leds (15 em cada farol) para iluminação diurna. A traseira ganhou lanternas com nova disposição de luzes, que também lembram outros carros da marca alemã.
Por dentro ele também mudou pouco, no que está à vista. O acabamento melhorou e há novos comandos no console central, novos painéis das portas e novos bancos, que podem receber várias opções de revestimentos. Mas naquilo que não se pode ver – apenas aproveitar – é que o Novo Passat surpreende. A novidade é o ACC – Controle de Velocidade de Cruzeiro –, que vai além de um simples piloto automático. Um radar monitora as condições de tráfego e, se necessário, ele freia e acelera o carro para manter a velocidade inicial selecionada (nos modos Comfort e Sport), podendo parar completamente o carro na iminência de uma colisão. Mesmo desligado, entre 30 e 200 km/h, o radar avisa o motorista e, simultaneamente, aumenta a proximidade das pastilhas em relação aos discos de freio – tudo para otimizar as reações do condutor. E se não houver reação ou ela não for suficiente, o sistema age sozinho freando o carro.
O Novo Passat traz ainda um “sistema de detecção de fadiga” que identifica, através do movimento dos olhos do motorista, prováveis indícios de cansaço. Se isso ocorrer, um aviso sonoro com duração de 5 segundos, juntamente com uma mensagem no painel de instrumentos recomendando ao condutor que pare para descansar, dão o alerta. Se ele não atender ao aviso dentro de 15 minutos, o procedimento é repetido. E os auxílios ao motorista se completam com o melhorado Park Assist, que agora atua em vagas paralelas e perpendiculares, e estas precisam ser somente 80 cm maiores que o carro (contra 140 cm da versão anterior do sistema).
A nova geração do Passat será equipada, no Brasil, com o motor TSI 2.0 16v que equipa o Golf GTI europeu, que gera 211 cv a 5.300 rpm e 28 kgfm de torque entre 1.700 e 5.200 rpm e ainda conta com o sistema Start/Stop, que desliga o motor quanto o carro estiver parado no trânsito e torna a aciona-lo quando o motorista acelerar. Segundo a VW, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, contra 7,7 da Variant. O câmbio é o mesmo automatizado DSG de dupla embreagem que equipa Jetta e Tiguan. No portamalas, o sedã comporta 485 litros e a Variant, 513 litros.
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