O modelo existe desde 1998 e é vendido na Coréia e na Rússia. Com desing de Giorgio Giugiaro, ele seria uma das gerações do Fiat 600, mas a italiana vendeu o projeto para a Daewoo. Porém em 2003 a chinesa Chery lançou o QQ, praticamente idêntico ao Matiz, o que fez a Daewoo acusar a Chery de plágio. Mas o QQ continua firme e forte, e já foi lançado em nosso país em abril, onde já tem bons números de vendas.
Avaliação
Estabilidade A carroceria alta em conjunto com a suspensão mole faz o Matiz tombar muito em curvas fechadas em alta velocidade, e as vezes a roda traseira chega a perder contato com o solo. A direção se mostrou um tanto demorada ao fazer rápidos desvios no teste com cones.
De 0 a 100 km/h Com 800 cc e 52 cv não se pode esperar um desempenho agradável do Matiz, que acelerou de 0 a 100 km/h em 20 segundos.
Frenagem Vindo a 60 km/h, ao pisar forte no freio o Matiz para em 11,5 metros de distância. Já vindo a 100 km/h o pequeno coreano para em 42 metros.
Consumo Seu pequeno motor rende um consumo muito agradável: 15,4 km/l no perímetro urbano.
Por dentro, o acabamento é bem simples. O painel é completo, com ar condicionado, ar quente, sistema de som, etc. O motor tem 800 cc com 52 cv, 3 cilindros e 6 válvulas.
Com três anos de garantia, o Matiz deverá custar entre R$ 24.000 e R$ 30.000, e estará disponível em quatro versões de acabamento e equipamentos. Uma versão Sport também deverá existir.
A Daewoo terá 25 concessionárias nas principais cidades do país, além de estoque de peças de reposição.
*O teste foi realizado pelo programa Car Motor Show
Nenhum comentário:
Postar um comentário