terça-feira, 19 de outubro de 2010

VEÍCULOS NACIONAIS TIRAM PÉSSIMAS NOTAS EM TESTE DE SEGURANÇA


O NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente que faz testes de segurança nos veículos. Existe na Europa, Estados Unidos e Austrália. Recentemente este programa foi lançado no Brasil, em São Paulo, chamado de Latin NCAP.O programa testa vários carros, dando-lhes notas de zero a cinco estrelas. Ou seja, o carro que ganhar mais estrelas é mais seguro.
Foram testados VW Gol, Fiat Palio, Peugeot 207, Chevrolet Meriva, Toyota Corolla e um chinês que não é vendido no Brasil (importado especialmente para o teste), o Geely CK.
Infelizmente, nossos modelos foram péssimos nos crash-tests.
VW Gol Trend 1.6, Fiat Palio ELX 1.4 e Peugeot 207 1.4 receberam apenas uma estrela no teste para segurança dos ocupantes dos bancos dianteiros, que é um impacto frontal a 64 km/h. O mesmo foi feito com o chinês Geely CK, que não conseguiu nenhuma estrela.
Já para os ocupantes do banco de trás, esses mesmos modelos
receberam duas estrelas. Lembrando que os testes citados acima foram realizados em carros sem airbags.
Falanado em airbags, novos testes foram feitos com Palio, Gol e 207 com esse equipamento, a pedido da Fiat, Volkswagen e Peugeot. Os resultados melhoraram, Gol e Palio conseguiram três estrelas, enquanto o 207 ficou com duas. Um progresso pelo menos (para quem pode pagar).
Agora vamos para Toyota Corolla XEI e Chevrolet Meriva GL Plus (modelo da argentina).
Com quatro estrelas para a segurança dos passageiros do banco
dianteiro, o Corolla foi o que se saiu melhor, porém no banco de trás ficou com apenas uma. A Meriva recebeu três estrelas para os bancos da frente e uma para os bancos traseiros. Lembrando que Corolla e Meriva foram testados com airbags.
Em todo o teste, foram utilizados dois bonecos de tamanho adulto nos bancos dianteiros, e dois bonecos de tamanhos de crianças - um com 3 anos e o outro com 18 meses.
Foi possível concluir com este teste, que, nossos carros não estão
preparados para um grave acidente. Isso também nos ajuda a explicar os números monstruosos de mortes em acidentes com veículos, que formam um conjunto perfeito junto com imprudência ao volante e estradas perigosas, levando o Brasil a ser o campeão em acidentes com automóveis.

ESCRITO POR: LBP

Nenhum comentário:

Postar um comentário