A VW revelou as primeiras imagens e detalhes do Up!, modelo que fará a sua estreia mundial no Salão de Frankfurt e que chegará ao mercado europeu em dezembro. O Up! é a aposta da VW para o lugar de modelo mais vendido da marca e deverá ser uma peça importante para a casa alemã atingir o objetivo de ser a marca mais vendida do planeta até 2018.
Depois de fazer a sua estreia mundial no Salão de Frankfurt, em setembro, o Up!, que substituirá a primeira geração do Fox na gama europeia da marca, começará a ser vendido na Europa já em dezembro. No Brasil, ainda sem data de lançamento, o modelo deve ficar posicionado abaixo do Gol.
Klaus Bischoff, responsável pelo desenho do Up!, afirma que o layout deste pequeno modelo permite uma utilização otimizada para o trânsito urbano. Entre os traços que diferenciam o Up! está o para-choques, com um grade retangular na zona inferior, que envolve os faróis de neblina.
Com 3,54 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,48 m de altura, o Up! é 4,3 cm mais curto, 4 cm mais estreito e 2 cm mais alto do que o Polo de três portas. Apesar do tamanho, o Up! tem uma distância entre eixos de 2,42 m, justificada pela marca pela necessidade de dar a este citadino um amplo espaço interior, para acomodar quatro adultos. Outro destaque do Up! são os 251 litros de capacidade da bagageira, que podem atingir os 951 litros graças ao rebatimento assimétrico dos bancos traseiros.
Apesar de o protótipo apresentado em 2007 fazer uso de um motor e tração traseiros, a versão de produção que será apresentada conta com motores dianteiros, colocados em posição transversal, e tração dianteira. A gama de motores do Up! estreará dois propulsores tricilíndricos e turbocomprimidos de 1,0 litros, com potências de 60 e 75 cv. A estes, juntam-se caixas manuais de cinco velocidades, que permitem à marca anunciar emissões de CO2 inferiores a 100 g/km e consumos mistos de 23,8 km/l (60 cv) e 23,2 km/l (75 cv). Mais tarde, a Volkswagen irá disponibilizar a opção pela caixa automática.
Ainda em relação às motorizações, o Up! terá uma variante de 68 cv alimentada a gás natural, com um consumo combinado de 3,2 kg/100 km e emissões de CO2 de 86 g/km, que pode mesmo atingir os 79 g/km quando combinado com a tecnologia BlueMotion. Para 2013, espera-se também uma versão elétrica.
Em termos tecnológicos, destaque para a disponibilização, em opção, do sistema City Emergency Braking, que se ativa a velocidades inferiores a 30 km/h e consegue travar o automóvel em caso de colisão eminente.
A VW anunciou três níveis de equipamento para o Up!: Take Up!, de entrada; Move Up!, com mais elementos de conforto; e o topo de gama High Up!, que deverá contar com duas edições especiais, o Up! Black e o Up! White, com interiores cromáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário