A Volkswagen finalmente mostrou o novo Beetle simultaneamente no Salão de Xangai e de Nova York. O carro mantém as linhas do modelo retrô lançado em 1998 e que revolucionou o mercado ao ser o primeiro a trazer para a atualidade um ícone automotivo. O New Beetle usava a plataforma da quarta geração do Golf e atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas antes do encerramento de sua produção em 2010.
O novo carro cresceu em tamanho, em relação ao Beetle antigo e ao atual Golf. São 15,2 cm a mais no comprimento, 8,4 cm na largura e 1,2 cm mais baixo. A intenção da marca alemã foi dar um ar mais esportivo às linhas retrô. O aumento foi proporcionado pelo uso da plataforma do novo Jetta, maior e mais comprida que a do Golf atual.
O novo carro cresceu em tamanho, em relação ao Beetle antigo e ao atual Golf. São 15,2 cm a mais no comprimento, 8,4 cm na largura e 1,2 cm mais baixo. A intenção da marca alemã foi dar um ar mais esportivo às linhas retrô. O aumento foi proporcionado pelo uso da plataforma do novo Jetta, maior e mais comprida que a do Golf atual.
O Beetle - que deixa de ser "New" - também incorpora novas tecnologias, que não entraram no projeto da geração anterior, como LEDs de iluminação diurna e faróis de xenon. O exterior também ganhou itens como spoiler traseiro e rodas de até 19 polegadas, maiores que as anteriores.
Inicialmente o Beetle terá três opções de motores a gasolina, um 1.2 TSI de 103 cv, o 1.4 TFSI de 158 cv e o 2.0 TSI de 197 cv. À diesel são dois motores, com 103 cv (1.6 TDI) e 140 cv (2.0 TDI). O excelente câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas também chega ao besouro como opção. A versão mais frugal será a 1.2 a gasolina, que virá com mais tecnologia embarcada para melhorar a eficiência e economia de combustível, como stop & start e freios regenerativos para chegar à marca de 21,8 km/l, segundo a Volkswagen.
O Beetle mais potente é capaz de chegar aos 220 km/h, e trará o sistema de bloqueio eletrônico de diferencial, que freia a roda interna através dos sensores do ABS e evita escorregadas involuntárias durante curvas mais fortes.
O interior ganhou luxo e mais sofisticação. Pela primeira vez o modelo ganha opção de navegador por GPS de fábrica. Além disso, é possível equipar o carro com um sistema de som mais potente, entrada e partida sem chave e um teto solar panorâmico que ocupa quase toda a área.
O painel tem ares mais convencionais, perdendo o singelo vaso de flor na lateral do módulo de instrumentos do modelo anterior.
Toda a produção agora foi concentrada na fábrica mexicana de Puebla, de onde saíam apenas as unidades destinadas para as Américas. Embora já tenha sido lançado, as concessionárias europeias só aceitarão pedidos a partir de junho, com as primeiras entregas programadas apenas para 2012. Para o Brasil o futuro do modelo ainda é incerto.
Fonte: Motor Dream
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