Com o objetivo de iniciar uma nova era na classe dos modelos compactos, a Mercedes-Benz apresentou o novo Classe B, que tem estreia mundial agendada para o Salão de Frankfurt, em setembro, e começa a ser vendido na Europa já em novembro. De acordo com a marca alemã, o modelo se tornou mais ágil e eficiente que o seu antecessor, mas continua tão confortável e espaçoso com antes.
O novo Classe B conta com o conceito modular Energy Space, ou seja, o seu chassi foi pensado para receber motorizações alternativas no futuro – como a 100% elétrica, existindo espaços sob o piso para abrigar baterias.
Apesar de maior em altura (4,35 m) e largura (1,78 m), o novo Classe B é mais baixo que o modelo que o antecedeu – lançado em 2005 –, com uma altura de 1,55 m contra os anteriores 1,60 m, para uma postura mais dinâmica.
A motorização também é recheada de estreias. O Classe B 2012 terá um novo motor de quatro cilindros a gasolina com injeção direta e turbo; um novo motor diesel; novas transmissões de dupla embreagem e manual; e novos sistemas de apoio ao condutor, entre eles o Pre-Safe, uma estreia neste segmento.
Visualmente, o novo Classe B apresenta uma grade proeminente e porta de acesso ao bagageiro com dimensões maiores, para facilitar o ingresso ao porta-malas, cuja capacidade oscila entre os 488 e os 666 litros. As cavidades das rodas pronunciadas e uma linha ascendente na zona inferior da carroceria reforçam a imagem esportiva do modelo alemão.
Uma linha continua entre o capô e o defletor no topo do porta-malas permitem à Mercedes anunciar um coeficiente aerodinâmico de 0,26 para este modelo, valor que pode descer até aos 0,24 graças ao pacote ECO Technology, disponível no futuro.
No interior, os bancos estão 8,6 cm mais baixos, para facilitar a entrada e a posição é mais ereta que anteriormente. Isto permite que o Classe B tenha 97,6 cm de espaço para as pernas, um valor maior que os Classe E e S. Como opcional, é disponibilizado o sistema EASY-VARIO-PLUS, que permite vários ajustes extra aos bancos para facilitar o transporte de cargas de maiores dimensões.
O habitáculo conta ainda com acabamentos e materiais exclusivos, como as saídas de ventilação e o ecrã táctil de 5,8 polegadas ou 7 polegadas. Para reforçar o lado mais esportivo deste Classe B, a marca o equipou com um volante de três raios e com bancos de costuras contrastantes.
Além dos novos motores e transmissões, todos desenvolvidos pela marca alemã, o novo Classe B também terá sistema ECO start/stop, disponível de série. Os novos motores a gasolina foram desenhados para instalação longitudinal ou transversal – caso deste Classe B. No lançamento estarão disponíveis os B 180 e o B 200, com um 1.6 litro de 122 cv e 20,39 kgfm de torque, e 156 cv e 25,49 kgfm, respectivamente. O novo propulsor diesel será um 1.8 litro, capaz de atingir os seguintes patamares de potência: B 180 CDI de 109 cv e 25,49 kgfm, e B 200 CDI de 136 cv e 30,59 kgfm.
Em relação à tecnologia de segurança, além do Pre-Safe, o novo Classe B conta um sistema anticolisão, que utiliza um radar e o Brake Assist adaptativo e avisa o condutor sonora e visualmente da aproximação de obstáculos, preparando a travagem de emergência. Outros sistema deste Classe B são o de detecção de veículos no ângulo morto e de manutenção na faixa de rodagem; o Attention Assist; limitador de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito; apoio ao estacionamento e câmara de marcha à ré; Hill Hold; e Distronic Plus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário