sexta-feira, 16 de setembro de 2011

GOVERNO AUMENTA ABSURDAMENTE O IPI PARA CARROS IMPORTADOS!

O ministro Guido Mantega anunciou ontem que o governo vai subir em 30% a alíquota do IPI para os veículos zero-quilômetro comercializados no Brasil que possuam menos de 65% de conteúdo nacional. Ou seja, a alíquota do IPI que era de 7% a 25%, vai passar de 37% a 55% para tais veículos, de acordo com a sua cilindrada.

Conteúdo nacional significa que pelo menos 65% das peças que constituem o veículo devem ser montadas e produzidas no Brasil ou nos países do Mercosul.

Além disso as fabricantes deverão investir em pesquisa e desenvolvimento no país, atendendo seis de onze requisitos nestes setores, como a fabricação de motores, embreagens, câmbio, pintura e estampagem.

O IPI não vai subir para modelos fabricados no México e nos países do Mercosul, onde o Brasil tem um acordo automotivo.

A medida valerá até dezembro de 2012 e tem como objetivo aumentar a competitividade das fabricantes de veículos nacionais, proteger e aumentar o número de empregos no setor automotivo brasileiro.

Portanto, o motivo para tudo isso está sendo posto no aumento das vendas de veículos importados, que de janeiro a agosto desse ano já subiram 112%.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior terá dois meses para averiguar quais montadoras atendem às novas normas. A Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) já se manifestou dizendo que a medida já afeta imediatamente o preço dos veículos importados que estão em estoque e que ainda não passaram pelo processo de nacionalização, momento em que o IPI é pago.

Veja como vai ficar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos veículos com menos de 65% de nacionalização:

- Carros de motor até 1.0 : IPI de 37%
- Carros com motorização entre 1.0 a 2.0 litros: IPI de 41% a 43%
- Carros com motorização acima de 2.0 litros: IPI pode chegar até 55%

COMO PODEM FICAR OS PREÇOS
Aplicando 30% de aumento no valor atual*

  • Divulgação

    JAC J3: custa R$ 37.900, pode ir a R$ 49.270

  • Murilo Góes/UOL

    CHERY QQ: custa R$ 23.990, pode ir a R$ 31.190

  • Divulgação

    AUDI A1: custa R$ 89.900, pode ir a R$ 116.870

    *Os 30% referem-se ao impacto das medidas no preço final, e não ao aumento isolado do IPI

    *Fonte: Motor Clube e UOL

Um comentário:

  1. boa brasil!
    é desse jeito que devemos fazer nossa indústria crescer! taxando carros mais modernos e concorrentes infinitamente superiores às nossas carroças!
    gostaria de parabenizar o governo por esta iniciativa muito inteligente que afastará qualquer vontade de montadoras em trazer pra cá tecnologia, que, por consequência, nos tornariam um país com uma maior voz no cenário internacional.

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