A sexta geração do BMW Série 3 foi apresentada oficialmente nesta sexta-feira (14/10), na sede da marca alemã em Munique, capital do estado da Baviera. A nova geração do modelo médio lançado pela BMW em 1975 ganhou as referências estéticas já presentes nos atuais Série 5 e Série 6. O novo Série 3, sob o código F30, também cresceu em tamanho, com 9,3 cm a mais no comprimento, 5 cm extras na distância entre-eixos, 3,7 cm na largura dianteira e 4,7 cm na largura traseira. A nova silhueta aumentou o conforto para os passageiros de trás e ainda concedeu um ar mais esportivo ao sedã. Apesar de maior, o Série 3 ficou 40 kg mais leve que o anterior E90, lançado em 2005.
A marca bávara passa a oferecer três variações de equipamentos, Sport Line, Luxury Line e Modern Line. E a motorização contempla quatro motores, todos com a tecnologia BMW TwinPower Turbo. São duas opções diesel e uma a gasolina, com seis cilindros, e o novo quatro cilindros turbo a gasolina que equipará o 328i. A novidade, segundo a BMW, oferece condução mais dinâmica combinada com redução no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes.
Outra novidade é a transmissão automática de oito velocidades, disponibilizada pela primeira vez no segmento médio dos veículos premium. O câmbio vem acoplado com a função start/stop e pode superar a economia dos modelos equipados com caixa manual de seis marchas. Os recursos também incluem freios regenerativos e também o modo ECO PRO, que escolhe a forma mais eficiente de poupar combustível a partir da análise do estilo de condução de cada motorista. No caso do BMW 320d equipado com a tecnologia BMW EfficientDynamics e propulsor diesel de 165 cv, o consumo médio combinado ficará em torno de 24,3 km/l.
Entre os recursos de segurança, o destaque são os opcionais Active Protection e Advanced eCall. O primeiro é um sistema de proteção dos ocupantes, enquanto o segundo permite que o veículo seja localizado facilmente em caso de acidente, a partir do acionamento automático dos serviços de emergência. O proprietário do novo Série 3 também poderá contar com um sistema de assistência de estacionamento, que auxilia o condutor nas manobras para estacionar o veículo. Outra novidade tecnológica é o Head-Up Display, que projeta as principais informações do veículo no para-brisas, ampliando o campo de visão do motorista.
Com investimentos de 1 bilhão de euros em sua produção global, o novo Série 3 tem pela frente a missão de manter a liderança entre os sedãs médios premium. São 12 milhões de unidades vendidas desde 1975. A nova geração começará a ser vendida em fevereiro de 2012, com preços entre 35.350 euros (Série 3 320d) e 43.3600 euros (Série 3 335i). Uma versão híbrida está confirmada para setembro. O modelo será produzido nas unidades de Munique e Regensburg, na Alemanha, e Rosslyn, na África do Sul.
A atual geração, apresentada em 2005, vendeu 2,8 milhões de unidades em seis anos. Apenas em 2010, o modelo emplacou 399 mil unidades, soma que representa 33% de todo o volume comercializado pela BMW no ano passado. Os principais mercados globais do Série 3 são Estados Unidos (24%), China (22%), Reino Unido (16%), Alemanha (10%) e os outros mercados europeus (14%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário